Há uns tempos meu amigo Carlos me disse que comprou um cutelo, o resultado foi que ele quebrou uma estimada tábua de cozinha da sua esposa.
Eu pensei em comprar uma tóra de madeira e mandar para ele, seria muito conveniente se ele não morasse em apartamento. Então resolvi fazer uma solução meio termo, uma tábua de corte bem bruta.
Isso então iniciou uma saga em busca de uma madeireira na minha região aqui do Seixal. E após muita pesquisa não encontrei uma que fornecesse uma prancha de madeira adequada e aparelhada.
Eu resolvi então fazer o que todos marceneiros não recomendam, fazer uma tábua com madeira que ainda não está seca. Se não for feito o processo de secagem corretamente, a madeira com certeza vai rachar.
Como esse tipo de madeira por aqui não falta(há dezenas de pontos de venda de lenha) eu só precisava achar um que tivesse alguma boa alma disposta a cortar uma bolacha com a motosserra.
No segundo lugar que fui, foram muito prestativos e o Sr. Nuno cortou uma tóra bem da forma que pedi.


O Nuno ainda fez questão de cortar um tronco ao meio para depois tirar a bolacha, pois assim as chances de rachar seriam menores.
Então agora o trabalho era aplainar um dos lados para tirar as marcas da motosserra, fazer alguns detalhes e principalmente passar óleo e cera para que ela não rachasse imediatamente.
Essa é uma forma de evitar que a água que está lá dentro não evapore super rápido.
A madeira racha porque ela perde água e a contração das fibras acaba fazendo que ela “trabalhe”, como dizem os marceneiros.
O processo de secagem completo pode levar alguns anos, e nenhuma madeira fica com 0% de umidade, o que acontece é um equilíbrio com a umidade relativa do ar de onde a madeira está.
No centro dessa peça eu medi pontos com até 40% de umidade, ou seja, tem muito chão pela frente para ela ainda.
Ela poderá ser considerada seca só quando estiver ali por volta dos 8 a 12%.
Portanto esse é um presente/problema já que se o Carlão não encerá-la pelo menos uma vez por semana, ela vai rachar sem dúvidas. (Mas calma, no fim dessa página tem o manual de instruções).















Então é isso, o proximo item já será o número 10!
################################
MANUAL DE INSTRUÇÕES DA TÁBUA
################################
– Não secar ao sol, se secar ao sol ela vai rachar
– Encerar pelo menos uma vez por semana, tanto o topo, quanto a base e também a lateral
– Pode limpar com água e sabão sem problemas, o ideal é depois secar com um pano e passar um óleo ou cera
– Para acompanhar como está a humidade, o melhor é dar uma carcadinha com o medidor mais pro meio da peça, que é onde a humidade está mais alta. Eu fiquei com dó de espetar no topo, mas acho que depois de umas cuteladas ela já vai tá pronta para tomar umas espetadas também.
– Guardar ao abrigo do sol
– Se mesmo com todos os cuidados acima ela rachar e não der mais uso, use para lenha no próximo churrasco e me mande fotos!!! Pelo menos tentamos!
